
Agenda NEXUS
A Agenda NEXUS visa promover uma Agenda em torno das redes logísticas e de transportes, focada em inovar, desenvolver, e demonstrar, por via da criação e valorização de produtos e serviços, com forte potencial exportador e que abordem os principais desafios e lacunas identificados na área da logística.
A Agenda NEXUS criará um ecossistema de 31 produtos e serviços, para a Transição Verde e Digital nos setores do transporte e da logística. No centro deste ecossistema, estará o produto principal, a PLATAFORMA DE COLABORAÇÃO DE DADOS ABERTOS NEXUS, composta por um conjunto de aplicações e serviços (NEXUS FEDERATED APPLICATIONS AND SERVICES).
Cada um desses produtos terá sua representação digital (digital twin), direcionada para o armazenamento e partilha de dados, visando melhorar o desempenho de todas as operações envolvidas nas áreas em questão.
teste
DGTMP 2024
ORGANIZAÇÃO | Universidade de Évora (UE) Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS) |
---|---|
CO-ORGANIZAÇÃO | Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) Universidade de Coimbra (UC) Universidade de Aveiro (UA) CYTED MED-CHANGE |
ONDE E QUANDO? | 10 de dezembro – Évora 11 de dezembro – Évora 12 de dezembro – Sines 13 de dezembro – Sines |
A conferência DGTMP2024 é organizada pela Universidade de Évora e pela Administração dos Portos de Sines e Algarve.
A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Ainda que a ideia original de criação da segunda universidade do Reino tenha pertencido a D. João III, coube ao Cardeal D. Henrique a sua concretização. Atualmente a Universidade de Évora tem por missão:
- A produção de conhecimento através da investigação científica e artística, a experimentação e o desenvolvimento tecnológico e humanístico;
- A socialização do conhecimento, proporcionando à população estudantil tradicional, bem como à população laboral, a qualificação académica através de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, de cursos de formação ad hoc e da formação informal ao longo da vida;
- A transmissão do conhecimento à comunidade com vista à inovação e à competitividade empresarial, bem como à modernização dos serviços públicos e ao desenvolvimento social e cultural da comunidade no seu todo.
A Administração dos Portos de Sines e Algarve foi criada em 1977, para a gestão e exploração do Porto de Sines, cuja construção foi iniciada em 1973. Entre as suas responsabilidades, a APS tem como missão a gestão, desenvolvimento e manutenção do Porto de Sines, e mais concretamente:
- realizar estudos e planos no âmbito dos empreendimentos marítimos e terrestres e dos equipamentos portuários;
- construir, adquirir, preservar e fiscalizar os empreendimentos marítimos e terrestres, bem como os equipamentos terrestres e flutuantes do porto e coordenar,
- fiscalizar e regular as atividades desenvolvidas na sua área de jurisdição.
Em conjunto, estas duas entidades, Universidade de Évora e APS, promovem a Conferência Internacional NEXUS: TRANSIÇÃO DIGITAL E VERDE NOS PORTOS MARÍTIMOS – TENDÊNCIAS E DESAFIOS (DGTMP 2024) a decorrer nos dias 10, 11, 12 e 13 de Dezembro, em Évora e Sines, Portugal.
No âmbito da Agenda NEXUS Pacto de Inovação – Transição Verde e Digital para o Transporte, Logística e Mobilidade, uma agenda mobilizadora promovida pelo PRR, será realizada a Conferência Internacional NEXUS, que tem como objetivo o intercâmbio de avanços, pesquisas e tendências nas áreas de logística digital e mobilidade sustentável em Portos marítimos. Estas temáticas são cruciais para o desenvolvimento de uma atividade portuária cada vez mais eficiente e competitiva. Ao longo deste Congresso serão exploradas as últimas tendências, tecnologias e estratégias que estão a revolucionar a forma como as infraestruturas portuárias são operadas e geridas.
A logística digital proporciona as ferramentas para a otimização de processos, a redução de custos e a melhoria da rastreabilidade das mercadorias. Da automação de armazéns à gestão inteligente de terminais, gates e contentores, a digitalização está a transformar a cadeia de abastecimento e a permitir maior agilidade nos portos. Por outro lado, a mobilidade sustentável e a transição verde tornaram-se uma prioridade incontornável. A eletrificação dos portos, a transição energética, a substituição de combustíveis e a redução de emissões são essenciais para garantir um futuro mais limpo e resiliente.
À Conferência Internacional NEXUS juntam-se também as Redes Ibero-Americanas de Cooperação no âmbito do programa CYTED, RITMUS (Rede Ibero-Americana de Transporte e Mobilidade Urbana Sustentável), RIMSGES (Rede Ibero-Americana de Investigação em Modelos de Sistemas de Gestão de Energia Sustentável) e TRAPECIO (Rede Ibero-Americana sobre Tecnologias Habilitadoras para Edifícios com Energia Quase Zero na Ibero-América). Estas redes incluem mais de 300 investigadores de Universidades, Centros de Investigação, Administração e Empresas de mais de 18 países ibero-americanos, como Portugal, Espanha, Brasil, Guatemala, Equador, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Argentina , Chile, Bolívia, Peru, Panamá, Uruguai, Cuba e Paraguai.
O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) é uma iniciativa criada pelos governos dos países ibero-americanos, com o objetivo de promover a cooperação em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento harmonioso da região, por meio de Redes Temáticas CYTED com áreas transversais relacionadas com a sustentabilidade. Dentro das suas áreas temáticas, os objetivos destas Redes de Energia são contribuir para o acesso a tecnologias limpas e para o desenvolvimento sustentável na área energética.
A Conferência Internacional Nexus acolherá reuniões e seminários destas três Redes de Cooperação Ibero-Americanas, para analisar os desafios da geração e utilização de energia para as próximas décadas.