A Universidade de Évora e a APS promovem a Conferência Internacional NEXUS: TRANSIÇÃO DIGITAL E VERDE NOS PORTOS MARÍTIMOS – TENDÊNCIAS E DESAFIOS (DGTMP 2024) a decorrer nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro de 2024, em Évora e Sines, Portugal.
No âmbito da Agenda NEXUS Pacto de Inovação – Transição Verde e Digital para o Transporte, Logística e Mobilidade, uma agenda mobilizadora promovida pelo PRR, será realizada a Conferência Internacional NEXUS, que tem como objetivo o intercâmbio de avanços, pesquisas e tendências nas áreas de logística digital e mobilidade sustentável em Portos marítimos. Estas temáticas são cruciais para o desenvolvimento de uma atividade portuária cada vez mais eficiente e competitiva. Ao longo deste Congresso serão exploradas as últimas tendências, tecnologias e estratégias que estão a revolucionar a forma como as infraestruturas portuárias são operadas e geridas.
A logística digital proporciona as ferramentas para a otimização de processos, a redução de custos e a melhoria da rastreabilidade das mercadorias. Da automação de armazéns à gestão inteligente de terminais, gates e contentores, a digitalização está a transformar a cadeia de abastecimento e a permitir maior agilidade nos portos. Por outro lado, a mobilidade sustentável e a transição verde tornaram-se uma prioridade incontornável. A eletrificação dos portos, a transição energética, a substituição de combustíveis e a redução de emissões são essenciais para garantir um futuro mais limpo e resiliente.
À Conferência Internacional NEXUS juntam-se também as Redes Ibero-Americanas de Cooperação no âmbito do programa CYTED, RITMUS (Rede Ibero-Americana de Transporte e Mobilidade Urbana Sustentável), RIMSGES (Rede Ibero-Americana de Investigação em Modelos de Sistemas de Gestão de Energia Sustentável) e TRAPECIO (Rede Ibero-Americana sobre Tecnologias Habilitadoras para Edifícios com Energia Quase Zero na Ibero-América). Estas redes incluem mais de 300 investigadores de Universidades, Centros de Investigação, Administração e Empresas de mais de 18 países ibero-americanos, como Portugal, Espanha, Brasil, Guatemala, Equador, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Argentina , Chile, Bolívia, Peru, Panamá, Uruguai, Cuba e Paraguai.
O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) é uma iniciativa criada pelos governos dos países ibero-americanos, com o objetivo de promover a cooperação em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento harmonioso da região, por meio de Redes Temáticas CYTED com áreas transversais relacionadas com a sustentabilidade. Dentro das suas áreas temáticas, os objetivos destas Redes de Energia são contribuir para o acesso a tecnologias limpas e para o desenvolvimento sustentável na área energética.
A Conferência Internacional Nexus acolherá reuniões e seminários destas três Redes de Cooperação Ibero-Americanas, para analisar os desafios da geração e utilização de energia para as próximas décadas.
OrganiZAÇÃO | Universidade de Évora (UE) Administraçao dos Portos de Sines e Algarve (APS) | |
---|---|---|
CO-ORGANIZAÇÃO | Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) Universidade de Coimbra (UC) Universidade de Aveiro (UA) CYTED MED-CHANGE | |
QUANDO E ONDE? | 10 de dezembro – Évora – Portugal 11 de dezembro – Évora – Portugal 12 de dezembro – Sines – Portugal 13 de dezembro – Sines – Portugal |