Teresa Batista é Investigadora Auxiliar a tempo inteiro na Universidade de Évora, IIFA – Instituto de Investigação e Formação Avançada e MED – Instituto Mediterrâneo de Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e Laboratório Associado CHANGE – Instituto de Mudança Global e Sustentabilidade – Universidade de Évora, coordenando a Agenda NEXUS na Universidade de Évora, nomeadamente o estudo de descarbonização e a plataforma de Geovisualização do Porto de Sines, em Portugal.

De 2009 a 2021 liderou a Equipa de Consultoria para a conceção, implementação e gestão da SIIG – Plataforma GIS do Porto de Sines e Portos do Algarve (Portimão e Faro), Portugal.

De 1998 a Junho de 2023 liderou a Unidade de Ambiente e Desenvolvimento (UAD) da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, nas áreas de Ambiente e Sustentabilidade, SIG (GEOCIMAC), Riscos Ambientais e Tecnológicos, Adaptação às Alterações Climáticas, Economia Circular, Cultura, Gestão de Resíduos e Redes de Abastecimento de Água, entre outros. Na área da Adaptação às Alterações Climáticas, liderou o “Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central (PIAAC)” (2017-2018), os “Planos Municipais de Adaptação dos 14 Municípios – Adapta.Local.CIMAC” ( 2021-2023), o “SIG-GO – Sistema de Informação Geográfica de Apoio à CAA e à Gestão de Operações” e o projeto “Projeto Vida – MyBuildingisGreen”.

Na área da governação eletrónica liderou o Distrito Digital de Évora (2004-2007) que construiu as capacidades digitais para 14 municípios do Sul de Portugal, e criou vários sites GIS e infra-estruturas de dados espaciais, tais como: www.caminhosdeevora.pt, www.ideotalex.eu, sigredes (2011), sig-go (2018-19), idecimac.pt (2014) e outros.

De 1997 a 2021 foi Professora Convidada na Universidade de Évora lecionando SIG, AIA e Ecologia da Paisagem.

Licenciada em Engenharia Zootécnica em 1992, possui mestrado em “Gestão de Recursos Biológicos” (2000) e doutoramento em “Ciências do Ambiente”, especialização em SIG e Ecologia da Paisagem, pela Universidade de Évora.